Você conhece as siglas [EBPM] "East Bay Punk Máfia, mas você sabe onde se localiza a "Bay Area"?

Blog de greendaystuckwithme :GREEN DAY STUCK WITH ME!, Você conhece as siglas [EBPM] 'East Bay Punk Máfia, mas você sabe onde se localiza a 'Bay Area'?

San Francisco fica na península sul do estreito que fecha a baía de San Francisco. É nesse estreito que fica a famosa ponte de Golden Gate. As redondezas da baía de San Francisco, na costa oeste do EUA, litoral do estado da Califórnia, é chamada de "Bay Area". Nessa área ficam lugares como Oakland, Richmond, Berkeley e Palo Alto.

Nos anos 60/70, San Francisco - Frisco para os íntimos - virou o paraíso da contracultura. Hippies, gays, punks, gente de todas as cores e nacionalidades. Lá não faz calor como no resto da Califórnia, mas seus habitantes se encarregam de esquentar as coisas. A cidade fica num terreno acidentado e é cheia de ladeiras, por onde circula o famoso bondinho (cable car - na verdade ele não cobre a cidade inteira).

Blog de greendaystuckwithme : GREEN DAY STUCK WITH ME!, Você conhece as siglas [EBPM] "East Bay Punk Máfia, mas você sabe onde se localiza a "Bay Area"? Tem uma estrada, a highway 80, que sai de San Francisco, passa por Berkeley, Reno (no estado de Nevada), Dallas (Texas), e continua até a costa leste do país, desembocando em Tybee Island, na Georgia. A US 80 foi a primeira estrada pavimentada a conectar San Diego à costa leste, mas hoje muitos trechos estão desativados. Na música "80" (Kerplunk!), quando o Billie canta "eighty please keep taking me away", pode-se interpretar que é a essa estrada que ele se refere.

Berkeley fica na East Bay (parte leste da baía de SF), do outro lado da ponte Bay Bridge, a meia hora de metrô de San Francisco. É lá que fica o mais antigo e badalado dos 9 campus da Universidade da Califórnia. Foi fundado em 1868. Não há uma separação muito clara entre a universidade e o resto da cidade. Ela toda parece um campus universitário, povoada pelos 30 mil alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, além dos mais de 50 mil que procuram os cursos de extensão todos os anos. Berkeley tem inúmeras livrarias e é famosa por isso. A torre do relógio da universidade é símbolo da cidade. Billie Joe costumava freqüentar o porão de um dos prédios da universidade, onde puxava um fumo com os amigos. A foto da capa de 39/Smooth foi tirada no campus.

                  Torre do relógio - foto: Daniela Broitman

Berkeley, desde os anos 60, é sinônimo de contestação, por causa da intensa atividade política dos estudantes. Foi centro de resistência ao macartismo (perseguição aos comunistas conhecida como caça às bruxas e liderada pelo senador Joseph McCarthy), palco de manifestações contra a guerra do Vietnã (1966) e berço do movimento power & flower nos anos 70. Ironicamente, a bomba atômica foi desenvolvida por uma equipe de cientistas da universidade de Berkeley.

A principal avenida de Berkeley é a Telegraph Avenue. Na música "Stuart & the Ave." (Insomniac), quando o Billie canta "hangin' on the corner of Stuart and the avenue", ele está falando da Telegraph. A avenida também é cenário das aventuras de Laurie L. Os hippies se espalham pelas calçadas desta famosa avenida e vendem artesanato, tie-dye (aquelas roupas estampadas com manchas coloridas, 'cê sabe), pedem dinheiro, protestam.

               Hippies na Telegraph Avenue - foto: Daniela Broitman

Billie e Mike nasceram em Rodeo, uma cidade industrial, mas estudavam em Pinole (norte de Berkeley), na Pinole Valley High, porque na cidade deles não tem sistema público de ensino. Tre nasceu em Mendocino, 2 horas ao norte de Berkeley. BJ e Mike se conheceram na escola. No começo eles não foram muito com a cara um do outro, porque eram rivais: os dois eram os palhaços da turma. Billie Joe também estudou na John Sweet High, em Crockett, e sentava perto da janela, de onde podia enxergar a Tight Wad Hill, colina do topo da qual se tem a visão de um estádio de futebol americano. Muita gente vai lá pra ficar se chapando e ver os jogos de graça.

A música era o único jeito de conseguir mudar de vida, e, para muitos, a guitarra acabou sendo o passaporte para fora da vida medíocre a que estavam condenados. E um certo clube punk localizado na esquina da Eighth com a Gilman Street foi peça fundamental nesse processo. O 924 Gilman fica num armazém no noroeste de Berkeley e abriu em 31 de dezembro de 1986. Quem tocou naquela noite foi uma banda chamada Soup, e Tim Armstrong e Matt Freeman do Rancid, entre outros, estavam lá. O Gilman Street Project é mantido por um corpo de 20 voluntários, um centro cultural não-lucrativo e auto-sustentado (a não ser por algumas doações que o fanzine Maximumrocknroll fez no passado).

O clube comporta 300 pessoas, e todo fim de semana promove shows com até 6 bandas por noite, ao preço de U$ 5 (sócios pagam taxa anual de U$ 2). O 924 Gilman viu nascer bandas como Operation Ivy, Crimpshrine, Isocracy, Mr. T Experience, Corrupted Morals e, é claro, Green Day. Sem o 924 Gilman certamente não existiria Lookout Records. Eles também sediam encontros semanais do AA e dos Narcóticos Anônimos; concertos beneficentes para organizações como Food Not Bombs, Rock Against Racism e abrigos para mulheres vítimas de violência; dão cursos de auto-defesa e primeiros socorros. Lá não é servido álcool, quem for pego usando drogas pode ser expulso, não é permitido stage diving e eles gastam U$ 500 por ano para cobrir os grafites que aparecem na vizinhança. Mas os freqüentadores são os mais ferrenhos defensores da "ética punk". Em fevereiro de 1994 apareceu pichado na parede do clube: "Destroy Green Day Now". Billie escreveu a música "86" ("What brings you around? Did you lose something the last time you were here?" / Insomniac) por causa da recepção que vinha recebendo lá. Levar um 86 é ser expulso, lá no Gilman quem faz cagada entra pra 86 List e não pode mais entrar. There's no return from 86...

GreenDayStuckWithMe/GD SWM.

sábado 12 março 2011 22:42 , em CONHEÇA A "BAY ÁREA" DO GREEN DAY!



Nenhum comentário Você conhece as siglas [EBPM] "East Bay Punk Máfia, mas você sabe onde se localiza a "Bay Area"?



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.145.191.14) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para greendaystuckwithme

Precisa estar conectado para adicionar greendaystuckwithme para os seus amigos

 
Criar um blog